terça-feira, 30 de agosto de 2011

Microsoft está preparando tablet com quatro núcleos


Por PC World

Publicada em 26 de agosto de 2011 às 17h45

Notícias dão conta que a Microsoft exibiu um tablet com processador de quatro núcleos na última quinta-feira (25/08), durante conferência realizada em Auckland, na Nova Zelândia.

Imagens do aparelho vazam e executivo confirma possibilidade. É provável, porém, que só chegue ano que vem, já com o Windows 8 como SO.

Alan Curchill, alegadamente consultor de TI e fã da companhia de Mountain View, compartilhou duas fotosdo dispositivo, quando ele era exibido pelo principal arquiteto da empresa, Patrick Havesi. A princípio, o usuário afirmou que o tablet seria distribuído aos convidados de um futuro evento, mas, sem qualquer explicação, retirou essa parte do texto posteriormente. O encontro para desenvolvedores da Microsoft está marcado para daqui a duas semanas, em 13/09.
Especificações a respeito do aparelho não foram reveladas, e as imagens disponíveis não ajudam. Em uma delas, é possível ver um tablet fino, com extremidades arredondadas, e dois botões em sua lateral. Não se sabe que empresa o fabricou, ou mesmo a marca do poderoso processador.
Durante entrevista concedida antes de sua apresentação, Havesi confirmou que um tablet de quatro núcleos é uma possibilidade. No vídeo, ele chega a comentar sobre um modelo superfino, com a mesma CPU, tela de alta definição e oito horas de autonomia. O SO, confirmou, seria o Windows 7, mas não deu nenhum prazo para o lançamento.
Segredo
A Microsoft, aparentemente, não deseja que detalhes sobre seu tablet vazem. Tão logo a mídia americana começou a comentá-los, ela retirou o vídeo em que seu arquiteto mostrava o dispositivo. A entrevista, porém, ainda pode ser vista. A gigante não quis explicar  sua atitude, mas tudo indica que quer manter seus planos guardados a sete chaves.
De qualquer forma, não deve demorar muito para vermos tablets com quatro núcleos por aí. A Nvidia disse que em setembro, alguns dispositivos com Android, e chips ARM, estarão prontos. Qualcomm e Texas Instruments também estão desenvolvendo aparelhos do tipo, para funcionarem com Windows 8.
Não espera, porém, para os próximos meses tablets com quatro núcleos e Windows 7. O sistema só é compatível com a arquitetura x86 da Intel, e, portanto, a ARM nada pode fazer a respeito. Isso, como já se sabe, mudará com a chegada de seu sucessor, queaceitará os componentes da empresa.
(Ian Paul)

domingo, 21 de agosto de 2011

"O efeito tablet é real", mas não para a HP, diz CEO


Por PC World/EUA

Publicada em 19 de agosto de 2011 às 12h54
Atualizada em 19 de agosto de 2011 às 12h55

Lançado há apenas seis meses, TouchPad não sobreviveu a um mercado dominado por iOS e Android - e a próxima vítima poderá ser a divisão de PCs.

A HP acredita que os tablets têm um futuro promissor, mas funcionários da empresa disseram ontem, quinta-feira (18/8), que a reação ao primeiro tablet da empresa, o TouchPad, foi tão negativa que não fazia sentido continuar nesse mercado. Na muito aguardada previsão de lucros da compahnia, o CEO da HP, Leo Apotheker, esforçou-se para manter opções em aberto sobre a divisão de computadores, que poderia se tornar independente ou vendida.
"O efeito tablet é real", disse o CEO, "e nosso TouchPad não vinha ganhando força suficiente no mercado". E assim termina de vez a curta vida da HP no mercado de tablets.
A empresa está chamando o evento de transformação: na previsão de lucros de quinta-feira, os acionistas da HP foram informados sobre os planos da empresa de mudar de marcha, potencialmente derrubando seu papel de fabricante mundial de PC para de se concentrar nos setores mais lucrativos de sua multifacetada organização.
As novidades sobre a plataforma WebOS (somado ao abandono do TouchPad, a empresa também vai descontinuar telefones WebOS) não são totalmente surpreendendes.
Os consumidores têm falado, à luz do desempenho muito menos que estelar do TouchPad, que a decisão da HP de abandonar a produção dos tablets seis meses após o lançamento provavelmente foi a melhor para o interesse financeiro da empresa.
Separação dos PCs
Mas o anúncio de que a companhia também está considerando “uma separação parcial ou total do Personal Systems Group”, divisão de computadores e notebooks da empresa, não era algo esperado. A verdade seja dita, e ela está escrita nas paredes há algum tempo: O interesse do consumidor por PCs tradicionais tem diminuído, em grande parte, graças ao implacável iOS da Apple.
A receita de computadores de notebooks da HP caiu 4% desde o relatório do 3.º trimestre ano passado e, apesar de a divisão PCs continuar rentável, a queda de receita e o encolhimento de margens, associados ao fracasso da tentativa de entrar na corrida armamentista dos tablets, provavelmente azedaram o naufrágio da empresa, deixando-a sem mais recursos, em uma divisão cujo provável fim se aproxima.
Antes de anunciar a notícia surpreendente, os novos números de vendas mostravam que a HP tinha sido ultrapassada pela Apple nas vendas de notebooks e tablets. A Apple vendeu 13,6 milhões de unidades, entre eles, 10 milhões de iPads. Isso significa que a Apple vendeu mais em iPads do que a HP em notebooks, 9,7 milhões.
Durante o anúncio da previsão de lucros, Apotheker repetidamente deixou claro que eles estão simplesmente analisando as opções para PCs. "Eu quero que as pessoas entendam ... que a PSG faz parte da HP, e será gerida de uma maneira muito normal." Ou, mais resumidamente: ". Vamos nos abster de comentar até que a diretoria tome uma decisão."
Para coleção
Enquanto os diretores examinam a viabilidade de tranformar o setor de PCs em uma empresa independente - ou vendê-lo - tudo será "business as usual", o que significa que você provavelmente não deveria começar a tentar vender seu novo TouchSmart 610 como um item de colecionador.
Os fãs do TouchPad estão sem sorte.”Há cerca de um ano, apostamos no WebOS”, afirmou a CFO Catherine Lesjak. Não valeu a pena. “Ele teve reviews fortes, mas teve poucas vendas” e investir tempo e recursos para tornar a plataforma mais forte era simplesmente muito arriscado, sem sinais claros de retorno. Então a HP optou por eliminar o hardware por completo. Dito isso, a HP não anunciou a morte do WebOS - eles estão tentando explorar “alternativas estratégicas para otimizar o valor da plataforma de software."
“Passos decisivos nunca são fáceis, e mudanças não acontecem do dia para a noite”, ressaltou Apotheker no fim do anúncio da previsão de lucros. Uma HP sem computadores seria difícil de engolir, sem falar no súbito desaparecimento de um webOS promissor. Qualquer que seja a decisão da companhia quanto ao setor de PCs, fica claro que líderes de mercado não estão imunes aos ventos da mudança.
(Nate Ralph)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Acer mostra o seu ondulado netbook Aspire One 722



Se você gosta de um desenho ondulado, veja com atenção o Acer Aspire One 722. O modelo foi visto pela primeira vez na MWC 2011, e se chamava Aspire One D257, e não tinha preço anunciado. Agora, sabemos mais informações sobre o portátil.
O Aspire One 522 possui um processador AMD Ontario C-50, de 1 GHz e gráficos Radeon HD 6250. Tem tela de resolução de 1.366 x 768, dois alto-falantes e uma bateria com autonomia de até 7 horas de uso. Ainda faltam detalhes importantes, como o seu preço e data de lançamento, mas pelo menos temos mais fotos oficiais que mostram os atributos físicos do produto.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Surgem mais informações sobre tablets da Sony

por brambilla27, fonte Emdiv, data 11:28 (2 horas atrás) editar remover


imagem


Em abril, a Sony anunciou que lançaria dois modelos de tablets baseados no Android 3.0 (Honeycomb), o S1 e o S2, os quais seriam compatíveis com jogos da primeira geração do PlayStation – console de grande sucesso da marca nos anos 90. Depois disso, surgiram apenas algumas propagandas para divulgar os gadgets. Você pode conferir os vídeos clicando aqui e aqui. 

Pouco se sabia até essas publicações, além de que os aparelhos contariam com processador Tegra 2 SoC, câmera traseira e compatibilidade com a PlayStation Store. Após muito tempo sem mais informações, o site CNET recebeu dados exclusivos sobre esses dispositivos. 

De acordo com a publicação, uma fonte familiarizada aos projetos da Sony teria dito que a empresa planeja modelos variados de conectividade e armazenamento. O S1, aparelho com tela única de 9,4 polegadas (dotada das tecnologias TruBlack e Bravia) e que deverá oferecer um tempo de funcionamento similar ao iPad 2, terá as seguintes versões: 

16 GB com Wi-Fi;
16 GB com Wi-Fi e 3G;
32 GB com Wi-Fi; e
32 GB com Wi-Fi e 3G.
Por sua vez, o tablet S2 contará com os modelos listados abaixo:

16 GB com Wi-Fi e 3G;
32 GB com Wi-Fi e 3G.
Segundo a matéria veiculada, alguns acessórios serão comercializados pela Sony. Já estaria certo que o S1 terá um dock para carregamento de energia e conectividade, além de suporte para teclado via Bluetooth. Esse mesmo modelo ainda teria compatibilidade com cartões de memória SD, o que possibilitaria o aumento da sua capacidade de armazenamento.

Galeria de Imagens

imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


Outra função esperada para esses gadgets é a conexão DLNA, a qual poderia torná-los controles remoto de televisores, players de Blu-ray, entre outros aparelhos. Por ser do mesmo fabricante, espera-se que os tablets interajam com o PS3. 

A expectativa é de que a Sony lance os seus tablets antes da IFA 2011 – maior feira de eletrônicos da Europa que o Temcundo irá cobrir diretamente de Berlim (Alemanha), trazendo as novidades do evento em primeira mão.

por brambilla27, fonte: Emdiv


Facebook recompensa quem encontrar falhas na rede social

DA FRANCE-PRESSE, EM WASHINGTON
O Facebook começou na sexta-feira (29) a oferecer recompensas de US$ 500 ou mais a especialistas em segurança informática que identificarem vulnerabilidades na rede social.
"Para mostrar nosso apreço por nossos pesquisadores de segurança, oferecemos a eles uma recompensa monetária por certas falhas de segurança que descobrirem", anunciou o Facebook em um blog.
O especialista em segurança informática que for "a primeira pessoa a divulgar de forma responsável" um erro que possa "comprometer a integridade ou a privacidade dos dados do usuário de Facebook" poderá receber uma recompensa de US$ 500, indicou o Facebook.
"Nossa equipe de segurança avaliará cada decisão para determinar se reúne os requisitos", completou.
O gigante das redes sociais, com sede em Palo Alto, Califórnia, afirmou que a recompensa de US$ 500 pode subir "para falhas específicas".
O Facebook contratou no mês passado George Hotz, um famoso hacker conhecido como GeoHot, mas não revelou qual o trabalho dele na companhia.
Hotz foi processado pela Sony por hackear o console PlayStation 3 e é considerado a primeira pessoa a ter tornado pública uma forma de hackear o iPhone.

Chrome supera Firefox no Reino Unido em julho

DA REUTERS, EM LONDRES

O navegador de internet do Google, Chrome, superou o Mozilla Firefox em julho no Reino Unido, tornando-se o segundo browser mais utilizado no país, atrás do Internet Explorer, disse a empresa de pesquisa StatCounter, nesta segunda-feira (1º).
O Chrome, lançado em dezembro de 2008, alcançou participação de 22,1% do mercado do Reino Unido, alta ante fatia de 12% do ano anterior. A participação do Internet Explorer caiu de 55% para 46% no período, enquanto o Firefox recuou de 25% para 21,6%.
O Google está tentando converter seu domínio sobre as buscas na web para as áreas de sistemas operacionais e software móvel, o que tem levado a empresa a uma competição direta com a Microsoft.
O Chrome é usado por mais de 160 milhões de usuários no mundo. Em maio, o Google lançou o aguardado Chromebook, que funciona com software acessado via internet.
Globalmente, a participação de mercado do Internet Explorer era de 42% em julho, seguido por 28% do Firefox e 22% do Chrome. O browser Safari, da Apple, tinha 5% do mercado, enquanto o Opera tinha 2% no mês passado.

Governo dos EUA vai usar Defcon para contratar hackers

DA REUTERS, EM WASHINGTON

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos tem um desafio para os hackers que se gabam de suas capacidades: provar do que são capazes trabalhando nos "problemas mais difíceis do planeta".
Os talentos dos hackers estão em grande demanda pelo governo dos EUA para as guerras cibernéticas que representam ameaça crescente à segurança do país, e eles são escassos.
Por isso, uma verdadeira sopa de letrinhas de agências federais norte-americanas --DOD, DHS, Nasa, NSA-- participarão da Defcon, uma conferência anual de hackers que acontece esta semana em Las Vegas. A inscrição para o evento custa US$ 150, pagos em dinheiro, sem registro de nomes. O número de participantes esperado é de mais de 10 mil.
A NSA está entre os mais ávidos participantes dessa busca. A agência de espionagem desempenha papel tanto ofensivo quanto defensivo nas guerras cibernéticas. Conduz escutas eletrônicas contra adversários e protege as redes de computadores norte-americanas que hospedam material altamente secreto e representam alvo suculento para os inimigos dos EUA.
"Hoje estamos em busca de guerreiros cibernéticos e não de cientistas espaciais", disse Richard "Dickie" George, diretor técnico da divisão de proteção de informações da NSA, que cuida das operações de defesa cibernética da agência.
"É a corrida em que estamos envolvidos hoje. E precisamos dos melhores e mais brilhantes profissionais para assumir esse status de guerreiros cibnernéticos", declarou em entrevista à Reuters.
A NSA vai contratar cerca de 1,5 mil pessoas no ano fiscal que se encerra em 20 de setembro e número semelhante no ano que vem, a maioria das quais especialistas em combate cibernético. Com pouco mais de 30 mil funcionários, a NSA, sediada em Fort Meade, Maryland, tem porte muito maior que o de todas as demais agências de inteligência norte-americanas, incluindo a Central Intelligence Agency (CIA).
A organização também realiza operações de espionagem cibernética e outras ações ofensivas, algo que raramente ou nunca discute publicamente.
Na Defcon, porém, a NSA e demais organizações federais estarão concorrendo com a iniciativa privada pelo talento dos hackers.
A NSA precisa de especialistas em segurança cibernética para proteger melhor suas redes, defendê-las com atualizações, realizar "testes de penetração" em busca de brechas de segurança e procurar sinais de quaisquer ciberataques.
A NSA está expandindo suas fileiras de hackers, mas George diz que esse é um talento escasso. "Está sendo difícil encontrar as pessoas de que precisamos."

Android conquista quase 50% do mercado de smartphones

A plataforma Android, do Google, conquistou quase 50% do mercado global de smartphones, dominando principalmente a região da Ásia-Pacífico, afirmou a empresa de pesquisas Canalys nesta segunda-feira (1).
O Android, adquirido pelo Google em 2005 e lançado para smartphones em 2008, é usado por quase todas as grandes fabricantes de aparelhos móveis, incluindo HTC, LG, Motorola e Samsung.
O sistema era a plataforma número um em 35 dos 56 países monitorados pela Canalys, resultando em uma participação de mercado de 48%, afirmou a empresa.
Em comparação, a Apple, que vendeu 20,3 milhões de iPhones, ocupa um distante segundo lugar, com market share de 19%, mas superou a rival finlandesa Nokia como a maior vendedora individual de smartphones.
A Samsung também superou a Nokia, mas a Canalys disse que a fabricante sul-coreana poderia ter se saído melhor.
"A Samsung fracassou em se aproveitar totalmente do estado enfraquecido da Nokia ao redor do mundo, à medida que a empresa finlandesa passa por um período de transição desafiador", disse o analista Chris Jones da Canalys.
"Ela é a vendedora melhor colocada para crescer às custas da Nokia, tirando vantagem de sua escala global e de seu alcance de fornecimento, mas ainda não fez o suficiente para tirar proveito disso, particularmente nos mercados emergentes".
A Samsung, que vende smartphones rodando o Android, assim como seus próprios aparelhos com o software Bada, vendeu cerca de 17 milhões de aparelhos, alta de 421% contra um ano antes.

DA REUTERS, EM FRANKFURT