sábado, 21 de janeiro de 2012

Pesadão, tablet para ambiente profissional é duro na queda

Guilherme Tagiaroli*
Do UOL, em Las Vegas
O mercado de tablets nos Estados Unidos é enorme; há dezenas deles à venda. Para diferenciar-se, as marcas começam cada vez mais a criar produtos de nicho: é o caso do modelo Toughpad, da Panasonic. O portátil, que pesa 950 gramas (contra 613 gramas do iPad 2 com 3G), é voltado para o ambiente corporativo e, em função disso, aguenta bem eventuais acidentes como queda, derramamento de água e contato com poeira. Uma boa alternativa, por exemplo, para um engenheiro que levar seu ultraportátil ao vistoriar obras.

Feira vai do tablet 'mais fino do mundo' ao 'à prova d'água'

Foto 6 de 13 - Shiro Kitajima, diretor da Panasonic, exibe tablet Toughpad na CES 2012. Modelo A1 tem tela de 10,1 polegadas, sistema Android e resiste a quedas, além do contato com água e poeira Ethan Miller/Getty Images/AFP
A linha de tablets durões deve chegar ao mercado norte-americano ainda no primeiro trimestre de 2012, mas o preço não foi divulgado na feira de tecnologia CES 2012, em Las Vegas.
  • Steve Marcus/Reuters
    Shiro Kitajima, da Panasonic, pega o Toughpad do chão depois de deixá-lo cair durante a apresentação na CES 2012
Nos testes realizados, o modelo FZ-A2 resistiu a diferentes tipos de quedas. Durante uma apresentação da Panasonic, o executivo Shiro Kitajima (de propósito ou não) também deixou cair um Toughpad, então a equipe doUOL Tecnologia achou que não haveria problemas em repetir o acidente.
Primeiro foi uma queda daquelas que faria o dono de qualquer tablet arrepiar: ele foi solto a 1,5 metro (com a tela para cima). Nada de ruim aconteceu, o eletrônico continuou intacto. A segunda tentativa foi mais maldosa, fazendo com que o aparelho batesse de quina quando chegasse ao chão – seria mais fácil danificar o eletrônico dessa forma. Novamente intacto.
A terceira e talvez mais radical queda, com a tela voltada para baixo, não aconteceu. Essa tentativa foi barrada pelo expositor do estande, que só tinha aquela unidade do tablet disponível, e disse que não queria correr riscos. Poxa, mas estava tão legal... Também não foi possível testar a resistência do tablet a água e a poeira.
O Toughpad (a palavra tough significa duro) FZ-A2, exposto durante a CES 2012, chegará ao mercado com o sistema Android Honeycomb 3.2, processador dual-core de 1,2 Ghz, 16 GB de armazenamento, duas câmeras (uma frontal de 2 megapixels e uma traseira de 5 megapixels). Há ainda outro modelo chamado FZ-B1 que tem uma tela menor e também deve ser lançado neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário