quarta-feira, 4 de abril de 2012

Diferenças entre AMD A4 e Intel I3



Nesta aula, vamos quebrar os tabus de uma vez por todas de um modo bem simples, sem precisar queimar neurônio.
Por que é melhor ter um AMD VISION A4 do que
um Core i3 da Intel?
Vamos aos fatos:
  • O VISION A4 da AMD é uma APU, ou seja, Processador (CPU) + Placa Gráfica Radeon (GPU) no mesmo chip, enquanto o i3 é apenas uma CPU, necessitando de uma placa de vídeo adicional para executar tarefas críticas e visuais;
  • Apenas o Vision A4 da AMD tem suporte a Directx 11;
  • O VISION A4 da AMD tem controlador de memória DDR3 rodando a 1600 MHz versus  1333 MHz do i3 Intel;
  • Só o A4 tem a Tecnologia AMD Steady Video que utiliza algoritmos complexos para eliminar as imperfeições visuais de vídeos caseiros ou até mesmo aqueles vistos no Youtube;
  • A duplicação de núcleos da Intel, Hyper-Threading , apenas simula um quad-core, o desempenho está longe disto;
  • O VISION A4 tem consumo de energia super eficiente;
  • O VISION A4 possui 160 núcleos gráficos integrados ao processador. Já o I3 possui apenas 6 núcleos gráficos;
  • As APUs AMD A4 oferecem o dobro do desempenho visual do processador Intel Core i3 por muito menos.¹

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dispense os cabos com o HD Wi-Drive

Storage da Kingston tem 32GB e permite acesso aos arquivos via Wi-Fi
Por Leonardo Veras e Carlos Machado, de INFO Online


nossa avaliação

PRÓS Conectividade sem fio; conecta-se com até 6 aparelhos ao mesmo tempo; leve; compacto;
CONTRAS Não há possibilidade de transferência de arquivos diretamente do iOS para o HD; número pequeno de formatos reconhecidos; pouco espaço; preço elevado;
CONCLUSÃO O preço do Wi-Drive é exagerado para apenas 32 GB de armazenamento, mas ele de fato facilita o acesso de arquivos em um ambiente doméstico;

ficha técnica

  • 32 GB
  • Wi-Fi b/g/n
  • USB 2.0
  • 12,2 x 1,5 x 6,3 cm
  • 84 g
Na conexão com o PC, via USB, o Wi-Drive funciona como qualquer storage rígido externo. Você pode copiar arquivos dele e para ele normalmente. Mas em relação aos dispositivos iPod touch, iPhone e iPad, seu comportamento é bem diferente. Primeiro, é preciso conectar o aparelho ao Wi-Drive usando uma rede Wi-Fi criada pelo próprio Wi-Drive. Depois, tem de usar o aplicativo também chamado Wi-Drive (disponível gratuitamente na App Store) e selecionar o HD. Feito isso, o aplicativo exibe a lista de todos os arquivos existentes no HD, mesmo aqueles que não serão abertos pelo aparelho. O programa filtra os arquivos conforme o tipo. Pode-se, por exemplo, listar somente os arquivos de música ou de vídeo. O próprio app exibe documentos do Microsoft Office e imagens com extensão .bmp, .jpg e .png. Além disso, reproduz áudios .mp3, .wav e .m4a e vídeos .mp4 e .mov. Nos testes do INFOlab foi possível conectar simultaneamente seis dispositivos iOS, todos executando vídeos contidos no HD.



Mas, antes de desvencilhar-se dos cabos, o usuário precisa passar seus arquivos para o Wi-Drive via USB 2.0. O drive não é especialmente rápido nessa tarefa. Durante os testes com um arquivo de 694 MB, o HD Tune registrou uma média de transferência de 22,6 MB/s, com um tempo de acesso de mero 1,21 ms. O benchmark HD Tach acusou um tempo médio de leitura de 23,7 MB/s e um tempo médio de escrita de 17,56 MB/s. 

Os testes foram realizados em um PC com SSD de 128 GB e processador AMD Phenom II X6 Black Edition (3.7 GHz). Como o Wi-Drive também usa memória flash, é de se imaginar que o principal gargalo de velocidade foi a porta USB 2.0 mesmo. 

Ainda assim, a diferença entre as taxas de transferência do Wi-Drive e as de outros storages equipados com 3.0 não é abissal. De qualquer maneira, como a capacidade interna real desse drive é de apenas 28,7 GB, transferências excepcionalmente rápidas não são uma necessidade. 


Além da pasta principal de arquivos e dos filtros de música, foto e vídeo, há um menu no aplicativo de iOS do Wi-Drive que contém as configurações do aparelho. Lá é possível fazer mudanças como alterar o protocolo de segurança da rede gerenciar os dispositivos conectados. 



Por meio desse menu, o Wi-Drive pode ser conectado a outra rede sem fio ligada à internet. Desse modo, quem estiver conectado ao drive também terá conexão com a internet. Com o endereço de IP da rede, esse mesmo menu pode ser acessado por um browser convencional. A versão do aplicativo para iPad tem uma interface um pouco melhor organizada, que permite ocultar o menu e exibir as fotos em vídeos em tela cheia.

O Wi-Drive não transmite ou edita arquivos pela rede sem fio. Ele se limita a fazer streaming, mas essa função não tem nada de limitada. O aplicativo chegou até a reproduzir vídeos em 1080p em um iPod, apesar da resolução menor desse aparelho. Claro, isso implica um tempo de buffering, especialmente para a execução de vídeos em 1080p. 

Outro detalhe é o fato de que a rede sem fio é automaticamente desligada quando o drive é conectado a um computador pela USB. Isso é compreensível pois quem conecta um storage a um PC provavelmente deseja adicionar ou retirar um arquivo, mas não deixa de ser um pouco chato por cortar a conexão com a internet. A conectividade desse drive também é afetada pelo fato de que não é possível transmitir arquivos diretamente do seu aparelho iOS para o Wi-Drive.

As dimensões do Wi-Drive (12,2 x 1,5 x 6,3) estão bem próximas das de um smartphone. Outro aspecto desse storage que facilita sua mobilidade é a bateria interna. Conseguimos executar um vídeo durante 3 horas e 34 minutos antes que a carga se esgotasse, uma boa marca.