quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto transforma moradores de rua em pontos de acesso Wi-Fi nos EUA

Mendigo
Sem-teto participa da campanha 'Homeless Hotspots' (Foto: Reprodução/A Hardly Normal View)
Como em todo evento voltado para a cultura, os organizadores devem sempre pensar em como fornecer aos visitantes internet gratuita e de boa qualidade. Não muito diferente dessa proposta, o SXSW 2012, uma conferência e festival de música, filmes e interatividade realizada em Austin (Estados Unidos), resolveu elaborar uma ideia diferente e inovadora: colocar pessoas como pontos de acesso Wi-Fimóveis para que os usuários possam conectar seus gadgets à web.
 
O projeto, intitulado Homeless Hotspots, foi idealizado pela empresa de marketing Bartle Bogle Hegarty (BBH). Os "pontos de rede Wi-Fi humana" são feitos por moradores de rua que aderiram à campanha e circulam pelo evento usando camisetas com a frase "Eu sou [nome do sem-teto] um ponto de acesso 4G". Para acessar o serviço, o indivíduo que visitar a SXSW pode doar a quantia que quiser ao mendigo, ou, como sugestão da BBH, pagar US$ 2 por 15 minutos de internet.
 
Saneel Radia, representante da BHH e responsável pelo projeto, explicou ao blog BuzzFeed que a iniciativa quer abrir os olhos dos participantes da conferência para esse problema social. "A preocupação é que essas pessoas sejam vistas apenas como hardware. Mas, francamente, eu não teria criado isso se não acreditasse no oposto. Estamos abertos às críticas", explicou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário