terça-feira, 30 de agosto de 2011

Microsoft está preparando tablet com quatro núcleos


Por PC World

Publicada em 26 de agosto de 2011 às 17h45

Notícias dão conta que a Microsoft exibiu um tablet com processador de quatro núcleos na última quinta-feira (25/08), durante conferência realizada em Auckland, na Nova Zelândia.

Imagens do aparelho vazam e executivo confirma possibilidade. É provável, porém, que só chegue ano que vem, já com o Windows 8 como SO.

Alan Curchill, alegadamente consultor de TI e fã da companhia de Mountain View, compartilhou duas fotosdo dispositivo, quando ele era exibido pelo principal arquiteto da empresa, Patrick Havesi. A princípio, o usuário afirmou que o tablet seria distribuído aos convidados de um futuro evento, mas, sem qualquer explicação, retirou essa parte do texto posteriormente. O encontro para desenvolvedores da Microsoft está marcado para daqui a duas semanas, em 13/09.
Especificações a respeito do aparelho não foram reveladas, e as imagens disponíveis não ajudam. Em uma delas, é possível ver um tablet fino, com extremidades arredondadas, e dois botões em sua lateral. Não se sabe que empresa o fabricou, ou mesmo a marca do poderoso processador.
Durante entrevista concedida antes de sua apresentação, Havesi confirmou que um tablet de quatro núcleos é uma possibilidade. No vídeo, ele chega a comentar sobre um modelo superfino, com a mesma CPU, tela de alta definição e oito horas de autonomia. O SO, confirmou, seria o Windows 7, mas não deu nenhum prazo para o lançamento.
Segredo
A Microsoft, aparentemente, não deseja que detalhes sobre seu tablet vazem. Tão logo a mídia americana começou a comentá-los, ela retirou o vídeo em que seu arquiteto mostrava o dispositivo. A entrevista, porém, ainda pode ser vista. A gigante não quis explicar  sua atitude, mas tudo indica que quer manter seus planos guardados a sete chaves.
De qualquer forma, não deve demorar muito para vermos tablets com quatro núcleos por aí. A Nvidia disse que em setembro, alguns dispositivos com Android, e chips ARM, estarão prontos. Qualcomm e Texas Instruments também estão desenvolvendo aparelhos do tipo, para funcionarem com Windows 8.
Não espera, porém, para os próximos meses tablets com quatro núcleos e Windows 7. O sistema só é compatível com a arquitetura x86 da Intel, e, portanto, a ARM nada pode fazer a respeito. Isso, como já se sabe, mudará com a chegada de seu sucessor, queaceitará os componentes da empresa.
(Ian Paul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário