terça-feira, 2 de novembro de 2010

2010: As melhores e as piores inovações da Google neste ano

Por IDG News Service

Publicada em 01 de novembro de 2010 às 18h53

Enquanto colecionou sucessos como a Google TV e a expansão do Street View, a empresa também se viu diante de verdadeiros fracassos como o Nexus One.

Em 2010, a gigante de buscas apresentou novidades como a Google TV, o carro que dispensa motorista,  o Reader Play e as chamadas telefônicas via Gmail. No entanto também conheceu alguns fracassos como o Nexus One e o Wave. 
Abaixo, os destaques positivos e negativos das inovações da Google neste ano:
Sucesso: Carro da Google dispensa motorista
Automóveis capazes de se movimentar sem intervenção humana parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. 
Em outubro, a Google revelou que, de fato, desenvolveu uma tecnologia no qual os carros podem se auto-conduzir. Os veículos usam câmeras de vídeo, sensores de radar, recurso para "monitorar" o tráfego e mapas detalhados, para uma navegação segura em estradas. 
screenshot176.jpg
Segundo a empresa, ele já rodou mais de  225 mil Km e chegou a viajar de sua sede em Mountain View (EUA) até a cidade de Santa Monica (EUA).
Se você estiver ansioso para testá-lo, tenha paciência. Segundo a companhia, ele ainda não está pronto para ser lançado. 
Sucesso: Google TV
Durante o I/O deste ano, a gigante de buscas anunciou "um novo conceito sobre televisão". Essa "novo conceito" seria a Google TV, uma plataforma que combina programação de TV com o acesso à Internet.
screenshot1dd78.jpg
Veja como funciona: Na tela do seu televisor, bastará você digitar o que está procurando e o Google TV relacionará todos os locais onde o conteúdo está disponível, por exemplo, canais de televisão, programas gravados, vídeos do YouTube e outros sites. Também será possível salvar os assuntos preferidos - como álbuns de fotografia, canais e sites - em sua tela inicial, facilitando ainda mais a navegação. 
Alguns novos televisores serão comercializados já com esse recurso, mas também será possível comprá-lo separadamente. 
Fracasso: Google Buzz
Em fevereiro, a Google anunciou Buzz, ferramenta de mensagens integrada ao Gmail no qual os usuários podem compartilhar links, fotos, vídeos, mensagens e comentários, assim como no Twitter.
screenshot179.jpg
Pouco tempo depois, no entanto, a Google teve problemas envolvendo o controle de privacidade da ferramenta: Por padrão, o Google Buzz divulgava, publicamente, contatos do usuário revelando informações confidenciais.
Sucesso: Replay 
O Twitter tornou-se uma grande ferramenta para notícias e comentários exclusivos. 
screenshot180.jpg
Percebendo o valor histórico destas mensagens e a quantidade de relatos em primeira mão (como os do Haiti e sobre os terremotos no Chile), a Google começou a arquivar cada tweet em uma ferramenta chamada Replay - que com a utilização de um gráfico apresenta a popularidade de um assunto na rede social, separando por período e identificando os tweets em ordem cronológica. 
Sucesso: Caixa Prioritária
Se você recebe diariamente um grande volume de e-mails, você sabe como é demorado organizar todos.
Pensando nisso, a Google anunciou a versão beta da Caixa Prioritária, uma ferramenta que separa conteúdos relevantes e os organiza de maneira separada.
screenshot181.jpg
Para ajudar o Gmail a reconhecer quais mensagens são importantes, basta selecionar um e-mail e clicar no botão (+) para indicar que é relevante ou no botão (-) para que tenha uma prioridade menor. Quanto mais você usa os botões, melhor o Gmail se torna. 
Fracasso: Google Wave
Nem todas as inovações do Google foram adotadas com êxito. Um exemplo é o Google Wave. 
screenshot182.jpg
A ferramenta voltada à comunicação e colaboração em tempo real não recebeu a aprovação esperada, segundo as palavras da própria companhia. O site do Wave será mantido no ar até o final do ano e seus recursos redirecionados para outras aplicações. 
Sucesso: Street View
Em 2007, a Google iniciou pela primeira vez o Street View, uma funcionalidade do Maps, que permite observar as cidades no mesmo nível da rua. 
screenshot183.jpg
Naquela época, apenas cinco cidades dos Estados Unidos poderiam ser visualizadas. Três anos depois, o Street View já visitou todos os sete continentes, incluindo a Antártica.
Sucesso: Chamadas para telefones fixos a partir do Gmail
A Google anunciou um recurso que com o microfone do seu computador e os alto-falantes, você pode realizar chamadas telefônicas direto do Gmail. 
screenshot184.jpg
As ligações dos EUA e Canadá são gratuitas até o final do ano. Para os outros países, os preços podem ser tão baixos quanto 0,02 dólar por minuto.
Sucesso: Reader Play
O Reader Play é uma nova maneira de ver artigos, blogs e outros conteúdos da web. Para começar, visite o site e percorra os itens clicando nas setas. Use as setas para direita e esquerda do teclado para navegar.
screenshot185.jpg
O Reader Play usa a mesma tecnologia dos feeds de "itens recomendados" do Reader para identificar as páginas mais interessantes na Internet. Ainda é possível destacar ou compartilhar os itens. Outro recurso interessante é que ele possui uma ferramenta com o ícone de um TV, que permite a exibição automática de todo o conteúdo. 
Fracasso: Nexus One
O iPhone foi um sucesso. O BlackBerry continua popular. Mas a incursão da Google no desenvolvimento de um aparelho celular... não, não foi um sucesso.
screenshot186.jpg
No mesmo período que a Apple vendeu 1 milhão de iPhones, a Google vendeu cerca de 135 mil unidades de seu Nexus One. Em 16 de julho, a companhia anunciou que havia decidido interromper as vendas do aparelho nos Estados Unidos, mantendo o produto apenas no mercado europeu e sul-coreano. 
(Kristin Burnham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário