sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E chegou o dia: o Windows XP morreu

Robusto, sistema operacional foi lançado em 2001 e ainda está em 60% dos computadores.

Se você é um grande fã do Windows XP – ou só passou a apreciá-lo depois de usar o Vista – talvez tenha chegado o momento de atualizar o seu computador para o último sistema lançado pela Microsoft, o Windows 7, afinal, esta sexta-feira (22/10) é um dia importante para ele -  e não estou falando do seu aniversário de um ano.

Por Kevin Fogarty, da ITworld/US


A partir de hoje, a Microsoft não oferecerá mais aos fabricantes a opção de instalar o XP em suas máquinas – o downgrade, no entanto, continua valendo. Isso não quer dizer que clientes corporativos que já encomendaram produtos com o sistema deixarão de recebê-lo, nem que a sua significativa fatia de mercado – 60% – cairá rapidamente. Para garantir a segurança da plataforma, as atualizações críticas continuarão sendo liberadas à medida que forem necessárias.
Esse é apenas o início da longa, caminhada do XP rumo à obsolescência – quando um produto, ainda em perfeito estado de funcionamento, dá lugar a outro tecnologicamente superior. Aparentemente, a Microsoft conseguiu superar, com o lançamento do 7, o período conturbado que o atraente, mas irritante, Vista provocou.
Por mais que você já tenha instalado o 7, provavelmente, e por algum tempo, vai continuar tendo contato diário com o XP, relembrando com ele era estável e leal, apesar do pouco respeito que a companhia de Redmond lhe prestou. Eu, por exemplo, ainda o tenho instalado no notebook, junto ao 7, pois uma dúzia dos meus aplicativos não rodam no novo SO da Microsoft – e eu me recuso a comprar o Vista só por causa deles.
Ao XP, você pode estar definhando, mas jamais esquecerei os muitos momentos em que você me salvou do desastre, principalmente quando a Microsoft tentou substituí-lo pelo insosso Vista. Fico satisfeito por saber que sempre que o 7 me trouxer mais problemas que soluções, poderei recorrer a ti, que continuará confortavelmente instalado em meu PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário