segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Internet se iguala à televisão nos Estados Unidos em número de horas dedicadas pelos usuários

Internet se iguala à televisão nos Estados Unidos em número de horas dedicadas pelos usuários



ste é o primeiro ano da pesquisa em que as pessoas têm relatado gastar quantias iguais de tempo nas duas atividades
Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 19h53
Um estudo publicado pela Forrester Research, nesta segunda-feira (13), confirmou que o consumidor americano comum agora passa tanto tempo na internet quanto assistindo televisão.
A estatística representa uma grande mudança para o país, pois este é o primeiro ano da pesquisa em que as pessoas têm relatado gastar quantias iguais de tempo nas duas atividades: 13 horas por semana, 52 horas mensais. 
No entanto, isso não significa que as pessoas estão gastando menos tempo assistindo TV, pois estes números se mantiveram praticamente os mesmos. Mas signigica que o uso da internet tem crescido de forma dramática, 121% nos últimos cinco anos. Então, a pergunta que fica na cabeça é: afinal, o que as pessoas estão deixando de fazer? Segundo a pesquisa, ouvir rádio e ler revistas e jornais online, por exemplo.
Na pesquisa, o e-commerce e as redes sociais tiveram o maior aumento de popularidade desde 2007. Há três anos, apenas cerca de um terço dos norte-americanos compravam online e agora quase dois terços já aderiram à moda. Nas redes sociais, a porcentagem de pessoas que entravam regularmente em sites como o Facebook era 15% e agora passou para 35%.
Já os serviços de rádio streaming como o Pandora ou microblog como o Twitter não atingiram a massa ainda. Até mesmo a leitura de blogs é feita por uma pequena parcela da sociedade, cerca de 18% das pessoas entrevistadas. "A realidade é que este tipo de atividade na web nunca terá o apelo de massa como o email, que é usado por 92% das pessoas", relata a pesquisadora Jacqueline Anderson. A teoria da pesquisadora é que as pessoas têm mais probabilidade de adotar uma tecnologia que atende a uma necessidade geral, e se adapte facilmente com outras coisas que estavam fazendo, do que com inovações.
No Brasil, em uma pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen, a média de horas que os brasileiros gastam na internet só vem aumentando. Em fevereiro de 2010 o estudo apontava que os brasileiros passavam 44 horas mensais navegando na web e em junho do mesmo ano pularam para 45 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário