segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para analista de Wall Street, lançamento do Windows Phone 7 foi um sucesso

Por Computerworld/EUA

Publicada em 13 de dezembro de 2010 às 08h30

Se a vitória da Microsoft no mundo dos smartphones se confirmar, a vítima terá sido a plataforma Android e o maior beneficiado, o iPhone.

Um proeminente analista financeiro de Wall Street declarou, na sexta-feira (10/12), que o Windows Phone 7 foi um “sucesso de lançamento” e que a Microsoft comercializará a nova plataforma de maneira bastante agressiva, levando a um possível confronto com os smartphones Android - o que acabaria por beneficiar o iPhone.
Muitos ainda discutem se o WP7 teve ou não uma estreia bem-sucedida. Consultas aleatórias a revendas nos Estados Unidos e no Reino Unido revelaram um número limitado de vendas e até alguma escassez de produtos. Também tem havidopoucos comentários sobre o sucesso do WP7 tanto pela Microsoft como pela AT&T, a operadora com mais modelos de iPhone.
No entanto, o analista Charles Wolf, da Needham & Co., afirmou que o lançamento de 8 de novembro nos EUA, ocorrido após lançamentos em outros mercados, foi “um sucesso”. Mas Wolf destacou que apenas 135 mil usuários ativos tinham aderido ao app do Facebook para o WP7 em 30/11 – uma possível indicação do número de celulares WP7 vendidos até aquela data. Sua pesquisa foi divulgada em primeira mão pela AppleInsider.
Força bruta
Apesar disso, Wolf argumentou que a Microsoft vai usar seus 500 milhões de dólares de orçamento de marketing para “comprar o suporte dos maiores fabricantes de smartphones”. Ele afirmou que o lançamento do WP7 foi um sucesso, mas disse que, se ele for mesmo bem sucedido como imagina, o maior perdedor será a plataforma móvel Android.
Na ocorrência de uma batalha entre o WP7 e o Android, o iPhone sairia ganhando, concluiu.
“Com o crescente equilíbrio entre as marcas, o iPhone poderia sair como o único homem de pé nessa corrida”, acrescentou Wolf.
A análise de Wolf traz muitos fatores que devem ser considerados na guerra entre as plataformas de smartphone, incluindo a forma como o Android e o WP7 trabalham com os diversos fabricantes, como HTC, Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson, ao passo que a Apple fabrica sozinha seus iPhones – um modelo seguido também pela Research In Motion com seu BlackBerry.
Android no prejuízo
Wolf disse que, se o WP7 sair vitorioso nos próximos meses, “será difícil não concluir que a plataforma Android sofrerá mais impacto do que outros sistemas operacionais, por conta da semelhança dos dois modelos de licenciamento”.
O analista também sabe que o iPhone deverá ganhar mais uma distribuidora nos EUA em 2011 – a operadora Verizon Wireless -, o que causaria mais prejuízo ao Android.
“O Android beneficiou-se da ausência do iPhone na rede da Verizon, porque a operadora gastou bastante para promover a plataforma como uma alternativa ao iPhone”, disse Wolf. “O Android cresceu, de fato, no vácuo deixado pela implosão do Windows Mobile.”
O Windows Mobile é o predecessor do WP7 e ainda roda em muitos handhelds resistentes a impacto e outros aparelhos, mas sua instalação para smartphones foi considerada um erro. A Microsoft fez grandes mudanças em suas equipes de desenvolvimento para criar a nova plataforma WP7.
(Matt Hamblen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário